"" Jorge Alamar ⇉ Redação do Enem: Escrever uma redação no vestibular

Escrever uma redação no vestibular

Já dissemos que, no desenvolvimento, como o próprio nome sugere, a dissertação se desenvolve, "cresce", expande o seu foco, mobilizando todo um conjunto de dados da realidade para fundamentar a tese prenunciada na introdução. O enunciador tem como objetivo oferecer ao auditório um conjunto de informações e de reflexões que seja suficiente para levá-lo a julgar que a tese realmente merece crédito.

E nesse estágio da dissertação que o enunciador faz seus comentários, buscando, com isso, conferir mais credibilidade à sua visão de mundo. O efeito dessa operação é o enriquecimento do universo cultural do auditório, que, assim, é conduzido a aderir às opiniões do enunciador.
É certo que cada um define sua visão de mundo a partir dos dados que recolhe em sua vivência, avaliando-os de acordo com seus princípios morais e interesses, mas isso não significa que não seja possível supor um repertório comum de conhecimentos e de valores. Assim como há valores humanos fundamentais, que são considerados universais, há um conjunto de conhecimentos que pode e deve ser compartilhado, pois só haverá chance de acordo se houver alguma comunhão entre as ideias. Em outras palavras, para conduzir diversos leitores a uma mesma conclusão, é preciso estar seguro de que todos partem das mesmas premissas, de que haja um repertório geral de valores e vivências.

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Consequentemente, o comentário tem efeito argumentativo, pois é uma estratégia para convencer o interlocutor da consistência de uma tese. O desenvolvimento, então, é considerado o núcleo do processo de argumentação iniciado na introdução e encerrado na conclusão.
Daí também se conclui que enunciadores dotados de repertórios culturais mais abrangentes tendem a ser mais convincentes. Eles têm maiores chances de desenvolver comentários críticos e atraentes, explorando com mais profundidade, pertinência e originalidade os diversos pormenores implicados em uma questão.

A demonstração é a estratégia do método científico moderno. Admitem-se apenas dois tipos de prova: os dados verificáveis pela observação impessoal e as deduções lógicas inegáveis, relações de ideias em que uma necessariamente leva à outra. São provas universais, válidas para
toda a humanidade, já que independem das crenças e das disposições do auditório. As conclusões de uma demonstração não admitem contestação, são válidas até que sejam obtidas novas evidências que demonstrem o contrário.

A argumentação na redação dissertativa do Enem, por outro lado, toma como ponto de partida as várias crenças e valores que coexistem em uma sociedade. Como vimos, exige que se pressuponha que, apesar da divergência de opiniões, existam valores comuns entre os participantes de um debate, o que tornaria possível buscar algum grau de sintonia entre as mentes.
A demonstração parte de ideias evidentes e verificáveis, e a argumentação fundamenta-se em um acordo entre o enunciador e seu auditório a respeito do grau de importância de certos valores. Eles são hierarquizados de tal forma que os valores em comum se sobreponham aos particulares, privilegiando os pontos de contato entre as mentes.

As teses são apresentadas como conclusões desejáveis, com as quais o auditório será levado a concordar sempre que, assumindo aqueles valores em comum, avaliar a conveniência ou a inconveniência das opiniões e atitudes em discussão.

Assim é que se consegue a adesão do público, ou seja, acenando para aquilo que ele tem a ganhar ou a perder com a defesa de uma concepção em detrimento das outras possíveis, convocando-o a defender os valores da coletividade. O resultado é uma alteração, às vezes maior, às vezes menor, das opiniões e atitudes do auditório sobre um certo tema polémico, sem, entretanto, extinguir o espaço de discussão. Toda conclusão resultante de um processo argumentativo admite contestação, dependendo de quais valores são privilegiados.

Em síntese, demonstração, e argumentação apresentam alguns traços distintivos:


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